Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procurador palestra no 9º Fórum do Lago em Palmas

    O procurador da República Álvaro Manzano, titular do Ofício da Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Índios e Minorias do Ministério Público Federal no Tocantins, participou hoje do 9º Fórum do Lago realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado. O procurador destacou os avanços alcançados desde a primeira edição do fórum, além dos obstáculos que ainda não se conseguiu transpor.

    'O meio ambiente é público, de todos, e não no sentido de governo', Manzano.Ascom Pr/TO

    Para Manzano, “o principal avanço desde as primeiras discussões é a participação social que o fórum proporcionou desde 2003, o que traz um controle maior por parte da sociedade civil sobre os órgãos fiscalizadores ligados à preservação do meio ambiente”. Sobre a demanda que vem desde a primeira edição de uma ação conjunta dos órgãos na fiscalização das irregularidades às margens do lago, o procurador destacou o número de ações civis e criminais que o MPF impetrou na Justiça e o Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório já aprovado pelo Naturatins.

    Sobre as dificuldades encontradas, o procurador atribuiu a pressão política sobre a efetiva preservação do meio ambiente como a que está por trás de todas as outras, citando a mudança no Código Florestal e o novo Plano Diretor de Palmas como exemplos dessa pressão. Para ele, “tais intervenções políticas passam de todos os estudos técnicos, sem interesse público, mas apenas econômicos de determinados grupos. É preciso melhorar, além da cultura ambiental, temos que mudar a cultura política”.

    • Publicações688
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procurador-palestra-no-9-forum-do-lago-em-palmas/2923210

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)