Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Biblioteca da PR/TO reabre e apresenta acervo no Dia Nacional do Livro

    A biblioteca da Procuradoria da República no Tocantins reabre suas novas dependências ao público externo nesta sexta-feira, 29, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro. Após pequeno período em um espaço provisório no novo prédio da PR/TO, o acervo já foi novamente acomodado no novo espaço aos leitores. O dia 29 de outubro foi escolhido por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

    Com um acervo de mais 6.000 mil publicações na área jurídica e áreas afins, a biblioteca da PR/TO é uma das mais atualizadas bibliotecas jurídicas do estado. Também possui em seu acervo, através do projeto Clube da Leitura, obras de literatura brasileira e estrangeira em romances, poesias, crônicas e biografias, que foram inseridos através de doações de servidores e instituições de cultura e educação.

    O espaço da biblioteca é confortável e dispõe de mesa para estudo e pesquisa. A área de leitura é clara e convidativa. A biblioteca funciona de 2ª a 6ª das 08:00 às 20:00 e está localizada no endereço 104 Norte, Rua NE 03, Conjunto 02, Lote 43, Ed. Sede da PR/TO Fone (63)

    Pesquisa no acervo

    O catálogo online do Sistema Pergamum possibilita o acesso aos registros bibliográficos do acervo existente na biblioteca da PR/TO e nas demais bibliotecas que compõem a RBMPF- (Rede de Bibliotecas do MPF) pelo site http://pergamum.pgr.mpf.gov.br/perga/biblioteca/index.php

    No Guia da Biblioteca da PR/TO é possível conhecer melhor os produtos e serviços da biblioteca. acessando pelo site http://www.prto.mpf.gov.br/pub/biblioteca/biblioteca-guia.pdf .Conheça também as publicações produzidas pelo Ministério Público Federal e pela PR/TO.

    História

    Como setor indispensável para facilitar o fornecimento de material bibliográfico para o estudo dos diversos temas abordados nos ramos do Direito, a origem da biblioteca confunde-se com a criação e instalação da Procuradoria da República no Estado do Tocantins, em 1991.

    Em 1992 o servidor José Nivaldo de Macedo inicia a organização do acervo. A primeira obra a receber tombo foi o título Comentários ao Código de Processo Civil do Brasil, de Jorge Americano. Com a mudança para a sede definitiva em 1997, foi criado um espaço dedicado ao acervo bibliográfico.

    Em 1997, com o segundo concurso público do Ministério Público Federal, assume a primeira analista de documentação, Ana Maria Valente Sanches. Os trabalhos de processamento técnico e a organização do acervo foram incrementados, seguindo os critérios da biblioteconomia e documentação.

    • Publicações688
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/biblioteca-da-pr-to-reabre-e-apresenta-acervo-no-dia-nacional-do-livro/2906385

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)