Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/TO instaura inquérito para apurar existência de políticas de prevenção ao câncer de mama no estado

    O Ministério Público Federal no Tocantins, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), instaurou inquérito civil público para verificar a disponibilização de mamógrafos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A medida busca complementar as atividades do movimento internacional chamado “Outubro Rosa” e também investigará se há políticas locais de prevenção ao câncer de mama no Tocantins. Com base nas informações recebidas, será promovida audiência pública para debater a implementação e ampliação de ações de combate à incidência da doença.

    O inquérito civil é resultado de solicitação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) ao MPF/TO e considerou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estimam haver mais de um milhão de novos casos da doença no mundo e cerca de 49 mil no país por ano, com uma mortalidade de aproximadamente 11 a cada 100 mil mulheres.

    Como providência inicial, a PRDC, oficiará a Secretaria Estadual de Saúde para esclarecimento das medidas que estão sendo tomadas para a prevenção do câncer de mama no estado.

    • Publicações688
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-to-instaura-inquerito-para-apurar-existencia-de-politicas-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-no-estado/2903832

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)